sexta-feira, 2 de julho de 2010

O melhor jogo da Copa















Gana e Uruguai fizeram hoje, no Estádio Soccer City o jogo mais eletrizante dessa Copa do Mundo.
A partida mais dramática, heróica, que vai ficar na memória.
Um jogo emocionante, como devem ser os jogos de Copa do Mundo.
Gana saiu na frente, em um chute de longe no primeiro tempo, com a ajuda da famosa Jabulani, que fez curva e surpreendeu o arqueiro da Celeste. Na segunda etapa, os uruguaios voltaram melhor e chegaram ao empate em um bonito de Diego Furlam.
O jogo terminou empatado em 1 a 1 e as duas seleções foram decidir o futuro, nos trinta minutos da angústia, a prorrogação. Gana, mais inteira, partiu pra cima na tentativa de evitar os pênaltis.
O Uruguai, cansado e sem o seu principal zagueiro, Lugano, tomou um sufoco que se intensificou nos minutos finais, mais precisamente, no último minuto da prorrogação.
Gana fez um blitze na área do nossos vizinhos do Sul, e a bola só não entrou porque o atacante Soarez, salvou duas vezes em cima da linha. Na primeira com o pé esquerdo, na segunda com a parte do corpo que não é permitida no futebol: a mão. Penalidade máxima para Gana!
Ficou tudo nos pés do melhor jogador da seleção ganesa, Gian, que incrivelmente chutou no travessão o sonho de todo um continente, que nunca havia chegado a uma semi-final de Copa.
Ai o jogo teve que ser decidido não mais em uma cobrança de penal, mas em dez.
Pelo que fizeram em campo, nenhuma das duas seleções merecia perder, mas o futebol, nesse estágio de decisão só permite que um time saia vitorioso de campo.
E hoje foi o Uruguai, que 40 anos depois chega a uma semi-final de Copa do Mundo. Gana volta pra casa, que não é tão longe assim, triste, mas de cabeça erguida.


Nenhum comentário: