sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Rio vive dias mais duros de sua guerra particular

Com inédito apoio de tropas da Marinha, do Exército, do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da Polícia Federal, Governo do Rio parte pra guerra total contra traficantes da cidade.
Blindado da Marinha avança rumo ao alto do morro











E traficantes fogem por estrada de terra rumo a favela vizinha






















O Rio de Janeiro é, definitivamente, um estado diferente. Seja pela beleza exuberante que a tornou conhecida em todo o mundo, ou pela também famosa violência de sua interminável guerra urbana, travada dia após dia entre polícia e traficantes, que dominam mantém diversas partes da cidade sob seu domínio.
Desde o último domingo, 21, a população da cidade (e do estado) têm sofrido com os ataques de bandidos de todas as partes do Rio e Grande Rio, que tomam de assalto e queimam ônibus, carros e motos e obrigam o comércio a fechar suas portas, numa forma clara de retaliação as instalações das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), que depois de décadas têm devolvido aos moradores dessas áreas o direito à cidadania, já há muito tempo suspensos.
A polícia carioca, que normalmente combate esses criminosos de forma paliativa, dessa vez partiu para o combate com uma estratégia nunca antes adotada, que une vontade, inteligência e paciência, numa clara amostra de que dessa vez as coisas serão diferentes.
Ontem foi o Dia D do combate: traficantes da Vila Cruzeiro, uma das favelas que fazem parte do Complexo do Alemão, que fica na Penha, Zona Norte da cidade, bem que tentaram resistir a incursão da polícia. No entanto, quando entenderam que blindados anfíbios da Marinha teriam entrado na "luta" abandonaram tudo e fugiram para o Morro do Alemão, favela vizinha à Vila Cruzeiro. A fuga desesperada foi transmitida, ao vivo, pela televisão brasileira. As cenas de traficantes sendo atingidos por atiradores da polícia, fugindo por uma estrada de terra, pelo meio da mata, foram tão inéditas, quanto chocantes.

Nenhum comentário: